segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Leite sem Lactose Vegano....

E agora vai uma receita super legal de leite sem lactose de Amêndoas do blog que eu gosto Sem lactose 

Leite de amêndoas caseiro sem lactose e vegano
amendoas3


Além de ser super fácil fica muito bom! Você pode fazer com qualquer tipo de castanha ou até mesmo com aveia. Eu adoro o de amêndoa, é meu preferido.
 É demais você fazer seu próprio leite, não acham? Ainda mais com essas notícias que aparecem por aí de contaminação. Sem contar que fazendo em casa nós colocamos nossa energia no alimento....

Bom vamos a receita!
Leite de amêndoas caseiro sem lactose e vegano

1 xícara de amêndoas sem sal e cruas - pode ser qualquer outra oleaginosa como castanha de caju, do Pará, etc.
2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira mais docinho – a proporção varia conforme queira o leite mais concentrado ou diluído



De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água. O ideal é deixar elas pelo menos 8 horas de molho, para que os fitatos (substâncias antinutrientes) sejam eliminados. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.

Escorra a água, descarte, e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as xícaras de água ou água de coco e bata bem.

Coe o leite, para separar o sólido do líquido. Pode ser com um pano limpo e fino e peneira (como na foto), ou com um voal.



Esprema bem para tirar o máximo do líquido!

Não jogue fora as sobras das amêndoas/castanhas. Elas podem ser utilizadas em várias receitas, como essa aqui e essa aqui por exemplo.

Ou ainda você pode transformar as sobras em farinha: arrume o resto das amêndoas em uma forma, espalhe bem, e leve ao forno em fogo baixo até elas secarem e virar farinha. Vá mexendo de tempos em tempos, e cuidado para não queimar! 
farinha de amendoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss